2º AULA - 16/04 - Artigo: Construindo o Portfólio Eletrônico

sexta-feira, 1 de maio de 2009

 

Como não fui na primeira aula, por motivos já explicados neste Portfólio,tratei de me informar o que deveria ler para a próxima aula e me informaram que era o texto: Processos de Leitura. Li o texto e chegando em aula o professor pediu que tirássemos xérox de outro texto: Construindo o Portfólio Eletrônico. Tiramos a xérox,lemos em grupo,discutimos e cada um foi para sua casa com a missão de escrever suas expectativas e receios de elaborar um Portfólio.E aqui estou, em pleno feriado, tentando desde cedo, tirar algo da minha cabeça.rs

Bom,espero que este novo processo de avaliação formativa seja avaliado realmente da melhor forma possível,já que são muitos alunos a serem avaliados e mesmo achando que nota não é tudo,todo Mundo sabe que para a faculdade é um dos quesitos principais para se estar dentro ou fora de uma matéria no próximo período. Além disso estou bem preocupada se terei tempo em fazer todos os trabalhos das outras matérias e um bom blog(coisa que eu nunca fiz antes, apesar de ter Orkut e msn).Contudo,apesar de estar receosa, estou achando a experiência interessante,apesar de parecer "puxada".

Ah,também espero que esta avaliação leve em conta além dos descritores(critérios de avaliaçãO) citados no texto que lemos,o item CRESCIMENTO/EVOLUÇÃO, porque deve-se avaliar o crescimento individual(sem comparações),pois algumas pessoas apresentam mais ou menos "bagagem" que as outras.

Isso é o que espero da avaliação e do processo, já que o processo é a própria avaliação.

E depois de expor o que eu espero, quero dizer que dentro dos propósitos apresentados, decidi que o o meu propósito principal/específico será um só,mas bem complexo porque na verdade é um só, mas que apresenta vários dentros e acaba sendo vários.

Enfim,decidi que irei pesquisar e colher materiais a respeito do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita e oral na educação infantil levando em conta o que será discutido em cada aula,o que me ajudará no meu trabalho docente e dicente também.

Como já disse vou fazer deste portfólio um aliado na minha prática,pois trabalho há 2anos como professora e há 2 anos em Educação Infantil,só que muita coisa que tenho ouvido na faculdade e visto pela internet para mim é novidade,e assim além de aprender,posso oferecer uma prática melhor para os meus alunos.

Bom, é isso...eu acho e espero que seja. rs

DANIELA VIVENDO & APRENDENDO

1 comentários:

Unknown disse...

Daniela, parabéns pela reflexão! Creio que a sua ausência na 1a. aula não impediu que vocë resgatasse nosso debate. Esta é uma das evidências que o portfólio eletrônico nos ajuda a acompanhá-los em seus processos de avanço na aprendizagem. Como vocë disse, esta forma de avaliar deve se preocupar em "comparar" o desenvolvimento do aluno com o seu próprio desenvolvimento e não em relaçao aos outros. Continue assim...