3º AULA 30/04 - Processos Iniciais de Leitura e Escrita,de Rosineide Magalhães de Sousa

sábado, 9 de maio de 2009

 

Na terceira aula lemos e conversamos a respeito do texto: Processos Iniciais de Leitura e Escrita,de Rosineide Magalhães de Sousa. Eu gostei bastante deste texto, pois é prático e com uma linguagem fácil de entender. Ficaria muito feliz que tivéssemos mais textos assim, pois aprender uma teoria com uma atividade prática me ajudaria e muito,como professora. Quero entender como funciona a mente de uma criança, como ela aprende a ler, para assim me tornar melhor como professora.
Álém de lermos o texto, o professor também pediu que postássemos no blog a diferença entre Gênero e tipo textual(pesquisei em vários sites, mas coloquei o da fonte que pareceu mais simples e esclarecedora) e que desenvolvêssemos atividades para trabalhar com crianças entre 2 e 6 anos,baseando-se nas páginas 11 e 13.
Espero ter compreendido a diferença entre gênero e texto,e espero que gostem das atividades!


Bjos :)

Daniela Vivendo e Aprendendo

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Atividades para crianças de 5/6 anos

Leitura musical




-Trazer uma música do interesse das crianças e escrever no quadro ou em um cartaz
-Cantar a música com e para as crianças, depois "ler " junto com as crianças pausadamente.
-Pode-se pedir a príncipio que falem qual palavra mais se repete na música, pedir que procurem e circulem mais falada na música, pedir que procurem a primeira letra da palavra mais falada da música, depois pedir que procurem uma palavra com um som parecido. Pedir que falem outras palavras com sons semelhantes e/ou mostrar outras palavras com sons parecidos.

Obs: É recomendável que os "pedidos" sejam feitos conforme a evolução da compreensão da turma e a mesma atividade pode ser feita com parlendas, receitas, listas etc.


Objetivos:

- Desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas( a atividade como um todo);
- Desenvolver a memorização( lendo os cartazes, procurando palavras chaves etc.)
-Desenvolver a compreensão da leitura( lendo o texto ou as palavras chaves, verão que para escrever uma palavra precisam de mais de uma letra, que se escreve da esquerda para direita etc.)
-Reconhecer a Ortografia das palavras( através da escrita das palavras);
- Estimular a pronúncia clara dos sons( lendo com eles pausadamente);



Contando histórias clássicas e suas versões



- Contar uma história conhecida pela crianças, como por exemplo: Chapeuzinho vermelho.
- Durante a história interagir com as crianças, perguntando o nome da história, quem mais participou(personagens), o que entenderam da história etc.
- Trazer outras versões para que vejam que uma história pode ser contada de várias formas e escrita de vários jeitos. Para as várias formas sugiro o filme Deu a louca na Chapeuzinho e o livro Chapeuzinho amarelo. O primeiro porque conta várias versões de todos os personagens e o segundo porque é um tipo diferente de ver a chapeuzinho, mas em livro. Desta forma as crianças também podem ver que uma história pode ser contada por um livro, por um filme etc. Para trabalhar tipos de texto, recomendo trazer parlendas, poemas e outros que envolvam o tema da Chapeuzinho.

Objetivos:
-Desenvolver a compreensão na leitura(Contando a história e instigando que participem);
- Desenvolver a interpretaçã( Através de perguntas ou atividades escritas,como> Pinte somente os personagens desta historinha,desenhe como a história aconteceu etc;)
-Desenvolver a memorização( Leitura da história ou palavras chaves no quadro ou em cartaz, jogo da memória com os personagens,lista com o nome dos personagens etc.)
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Reconhecer a ortografia das palavras(lista com os nomes dos personagens, jogo com desenho e nomes dos personagens etc.)
-Comparar textos novos com textos já conhecidos( Trazer o "clássico" da Chapeuzinho vermelho, Chapeuzinho amarelo e depois o filme ).


PARA REFLETIR: A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM OS NOMES

Uma outra atividade bem interessante e fundamental na alfabetização é a de trabalhar com nomes, por isso deixo aqui dois vídeos muito interessantes para reflexão...







GÊNERO E TIPO TEXTUAL

Eu pensei que era fácil diferenciar gênero e tipo textual, por isso quando li no Wikipédia,achei que entendi e logo coloquei aqui. Porém o professor me orientou que o Wikipédia não é uma fonte confiável e lendo pela net,descobri que há divergências quanto ao uso adequado na escola e que os autores discordam a respeito até da definição. Complicado, não ? Se eles que só estudam e refletem a respeito da língua materna têm opiniões divergentes, imagina eu que não tenho embasamento teórico suficiente. Contudo, farei uma reflexão a respeito, que é o que posso fazer.

Tipologia Textual: Para Marcuschi, Tipologia Textual é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição. Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção (Swales, 1990; Adam, 1990; Bronckart, 1999). Segundo ele, o termo Tipologia Textual é usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas).

Gênero Textual: É definido por Marcuschi como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Os exemplos que ele traz são telefonema, sermão, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, etc. Outro autor, o tal de Travaglia, não só traz alguns exemplos de gêneros como mostra o que, na sua opinião, seria a função social básica comum a cada um: aviso, comunicado, edital, informação, informe, citação (todos com a função social de dar conhecimento de algo a alguém). Marcuschi afirma que o trabalho com o gênero é uma grande oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no dia-a-dia. Cita o PCN, dizendo que ele apresenta a idéia básica de que um maior conhecimento do funcionamento dos Gêneros Textuais é importante para a produção e para a compreensão de textos.

Minha reflexão: Para mim, tipo é a estrutura e o gênero pode conter diversos tipos, uma carta pode narrar e também descrever uma situação. Quanto ao uso concordo com quem escreveu o artigo,é melhor partir do prático para o teórico. Por exemplo: Trazer uma carta, ler, mostrar sua função social, os tipos que ela contem e aí ensinar como se faz uma. Também acho que é importante o trabalho com a diversidade de gêneros e dentro deles se trabalhar os tipos.

Obs: Fiz um recorte do artigo, do que achei interessante, para ter acesso a todo o artigo, acesse a fonte abaixo citada.

Fonte: http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html

2 comentários:

Prof. Ivan Amaro disse...

Daniela, a primeira postagem que trata de gênero e tipologia deve ser revisto. A wikipedia não é uma fonte confiável. Gostaria que refletisse melhor. A observação que vocë fez ao final não dá conta de apresentar as diferenças entre os dois conceitos. Sobre a postagem das atividades, eu as considerei muito interessantes, porém, é preciso que vocë coloque a qual daqueles objetivos que estáo no texto "Processos iniciais de leitura e escrita"se referem. Pense a respeito.
Bom fim de semana.

Daniela Vivendo e Apredendo disse...

Vou procurar em uma fonte confiável...

Já coloquei os objetivos do texto...

Qualquer coisa,deixe um recado.

Bjos