9º AULA 18/06- Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola:perpesctiva sociolinguística + Vídeo (textos 3 e 4)

quarta-feira, 17 de junho de 2009

 

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO E AULA - Nesta aula discutimos a respeito do capítulo 6 :Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola:perpesctiva sociolinguística, escrito por Erick Jacobson(livro contextos de Alfabetização Inicial). Essa aula foi mais light, menos tensa e por isso mais legal. A respeito do texto em si vimos mais uma vez a importância de trabalhar a partir da realidade do aluno, respeitando a sua cultura , mas não se limitando só a esta, mostrando novos horizontes a partir daqueles já conhecidos por eles. Achei importante este debate, pois muitos compreendem que se deve considerar só o que é trago pela criança, quando na verdade é só o ponto de partida. Não levando em consideração o método, mas a experiência em si, lembro claramente do dia que a professora apresentou a letra D de Dália, era a letra do meu nome e também quando ela apresentou o X do Xaveco, morri de ri daquele boneco tão engraçado. E lembro de todos os bons momentos que aprendi coisas diferentes da minha realidade, mas que foram apresentadas de um modo interessante e ficaram eternas no meu coração. Sou suspeita em falar, pois sempre tive paixão pela maioria dos meus professores(pelo menos quando criança) e não sei realmente a imagem que a criança tem do professor hoje em dia.Acho que eu tenho uma boa imagem de professora junto ás crianças, pois são milhares de acenos todos os dias e rostos felizes correndo para me abraçar. Acho muito importante tudo isto e não estou fugindo do tema, mas falando da importância em se ter amor no que se faz, pois para mim é essencial e faz toda a diferença. Além de amor, é preciso entedimento e aplicação para melhorar a prática. Tem dias que não é fácil, pois uma organização diferente,é entendida como bagunça por parte de quem coordena e se muitos profissionais não entendem, te julgam, imagina os pais... Tenho pensado muito, tentando entender e trabalhar com o letramento(alfabetizar de um jeito que haja entendimento do que se está lendo, não de forma mecânica), mas para quem andou a vida toda e foi ensinada por outro caminho, não está sendo fácil, mas não vou desistir. Bom, se querem entender o que entedi do textos 3 e 4, vejam o vídeo abaixo.


Reflexão sobre o vídeo: Oi,gente! Fizemos o vídeo, tá aí! Só nós sabemos o trabalho que deu: computador travou mil vezes, fomos dormir altas horas tentando fazer uma edição, queimamos a mufa pensando no que fazer para o vídeo durante o feriadão etc. Esperamos que alguém assista e goste, pelo menos. Enfim,gostamos muito de fazer um vídeo reunindo o que foi trabalhado na teoria e com algumas atividades práticas. Tínhamos mais atividades para exibir, mas infelizmente ficaria enorme e não daria para colocar aqui(colocar este já deu muito trabalho). O nosso objetivo com as atividades não é dizer se estão certas ou erradas, mas sim de promover a reflexão de quem estiver vendo o vídeo com o que foi escrito no texto. Mas pessoalmente, bem pessoalmente(risos) gostei das atividades.

Obs: Caso não esteja conseguindo ler as legendas, dá um PAUSE e lê.

0 comentários: