Descritor 11: Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio

domingo, 19 de julho de 2009

 

Descritor 11: Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio - Neste descritor, deve-se fazer uma avaliação de toda a trajetória de construção do portfólio (seu início) e seu encerramento. Assim, devem ser levantados aspectos relativos ao texto inicial lido "Construindo o portfólio eletrônico", observando aspectos que foram aplicados na prática. Para tanto, é importante rever o texto, verificando se a prática da avaliação se articula com os elementos teóricos indicados. Além disso, é importante verificar a trajetória individual de aprendizagem, de avanço nos conhecimentos. Neste descritor, é fundamental, também, que se leve em consideração os propósitos gerais (se foram atingidos, em que medida), os propósitos específicos (os definidos por cada aluno) e os descritores. É importante, também, ressaltar o momento da primeira socialização (os aspectos que foram preenchidos na ficha e na exposição), levando em consideração os avanços.

MINHA TRAJETÓRIA DURANTE A CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO VIRTUAL

Apesar de toda correria do fim de ano sempre me saí melhor nos períodos que começam do meio do ano pra lá do que pra cá, pois já estou acostumada com as turmas que peguei e consigo aproveitar melhor a faculdade. Mesmo já considerando que não aproveitei tudo que tinha que aproveitar da faculdade, por cansanço físico e outros acontecimentos, mesmo assim considero que aproveitei bastante, principalmente a matéria de TAELP1, que me ajudou a solicionar alguns dúvidas que tinha quanto a alfabetização, mesmo depois de três anos trabalhando com crianças da mesma faixa etária(5/6 anos). Além de solucionar alguns conflitos, adquirir outros, que pretendo solucionar. Do começo ao fim, o curso foi tudo muito cansativo , mas pelo aprendizado, creio que valeu a pena, sim. Assim que revi a cara do professor, soube que teria uma pedreira a enfrentar, mas não imaginava quão grande seria. Foi um choque quando ele disse que seríamos avaliado atrávés de um portfólio virtual, mas não só choque pessoal, mas de toda uma turma. Apesar de muitos serem jovens, acho que ser avaliado desta forma ninguém esperava, então houve uma certa resistência inicial e que considero até hoje haja. Apesar de não saber mexer com blog, resolvi aceitar o desafio, pois sou a favor da tecnologia a favor da educação. Aprendi a maioria das coisas úteis da minha vida com a troca com o próximo, mas muitas através da tecnologia e estando ela cada dia mais presente na vida das pessoas, me senti com vontade de tentar. No príncipio tudo são flores, pelo menos eu achei que não seriam, mas logo na primeira postagem mostrei todo meu nervosismo, tinha começado o ano com uma turma difícil que logo nos primeiros dias se mostrou difícil de lidar e mostrei todo meu desânimo em minha carta de apresentação, não espelhando o meu todo, mas parte de mim. Demorei apenas uns dias para postar a primeira e a segunda aula, nestas me expus como pessoa mais uma vez, pois ainda não tinha sido cobrado ou pelo menos deixado claro que o que se queria era uma análise profunda dos textos. Expus o que entendi por avaliação formativa e o que esperava do curso e da construção do Portfólio. E segundo o comentário do professor, senti que estava no caminho e parti animada para a terceira aula.
Na terceira aula foram tantos os pedidos, que quase enlouqueci, já não bastasse os pedidos dos outros professores teria apenas uma semana para postar atividades relacionadas ao texto de Rosineide Magalhães e ainda teríamos que fazer uma pesquisar diferenciando texto e gênero textual. Depois de tanto trabalho, percebendo a insatisfação do professor com o que havia postado, postei e repostei diversar vezes tentando melhorar o que havia escrito, mas até hoje fiquei sem saber se melhorou ou piorou segundo a opinião do professor, pois não mais recebi comentários a respeito desta aula em meu portfólio. Fiquei com a minha opinião, que tinha melhorado e isso me bastou.
Veio a quarta aula no auditório, onde o professor nos ensinou algumas dicas de como incrementar o portfólio, mas confesso que só me prendi as referentes a colocar vídeos e imagens, pois não tive vontade de colocar coisas para enfeitar. Estava e estou satisfeita com meu portfólio basicão.
Logo vieram a quinta e sexta aula, as quais não tive em corpo presente, pois meu corpo resolveu pifar devido as tensões de trabalhar o dia inteiro e ter faculdade e família para cuidar. Mesmo acamada fiz o trabalho a respeito do texto Oralidade e Escrita com tal dedicação como se tivesse de corpo presente na aula, talvez com um pouco mais de dificuldade, pois chorei em estar presa na cadeira do computador: lendo, pensando e escrevendo, enquanto o sol brilhava lá fora e eu não podia aproveitar. Hoje sei que valeu a pena, mas será que poderia ter sido menos dolorido ou será que só para mim doeu? Sei lá...
Sei que chegou a sétima aula e o clima parecia tenso, fomos mais cobrados em relação a pontualidade e conteúdo. Percebi que devia aprimorar as reflexões, complementar com materiais etc. Contudo, além de fazer isto, continuei focando minha reflexões a respeito da aula e ainda não tinha entendido que devia focar mais no texto, além de focar na descrição da aula.
A primeira socialização veio na oitava aula e o fato de ter sido filmada me deixou um pouco nervosa, mas achei importante compartilhar com os colegas o meu portfólio e conhecer alguns portfólios que eu não conhecia. Uma pena que a socialização não pode ser entre todos, mas foi legal. Contudo achei que me saí bem e preenchi conforme tal a minha ficha de avaliação, mas sinceramente não lembro dos pontos que preenchi como melhor ou pior na época, pois hoje vejo o meu trabalho como um todo.
Enfim,para a nona aula tivemos que por em prática uma difícil missão, elaborar um vídeo relacionado aos textos 3 e 4. Sendo a missão tão pedreira, foquei no vídeo e fiz apenas um resumo relato a respeito do texto, deixando que o vídeo falasse por si.
Na décima aula o professor não pode vir, mas deixou mais 2 missões: Deveríamos postar com riqueza de detalhes, os textos que seriam discutidos nas próximas aulas. E assim fiz nas duas próximas aulas, e agora estou por terminar minha síntese conclusiva, que não é de forma alguma, pelo menos para mim, um simples resumo de como ocorreram as aulas, mas sim conta como me senti, o que aprendi, o que errei , o que corrigi e mais.
Acredito que trabalhei o meu propósito específico, os propósitos gerais e os descritores de forma gradual,sempre me corrigindo e hoje vejo o meu portfólio como um todo bem construído. Não que me falte humildade, mas só estou feliz com o resultado. Acho que alcancei todos os propósitos gerais, o meu propósito específico e que cumpri os descritores.

0 comentários: