Descritor 10: Apresentação de Síntese Conclusiva

domingo, 19 de julho de 2009

 

Descritor 10: Para a "Síntese Conclusiva", utilizem o Plano de Curso que foi enviado. Façam um apanhado geral do que foi lido, discutido e estudado em nossas aulas. Esta síntese deve funcionar como uma espécie de "Considerações finais", em que se levantam os objetivos atingidos, resultados obtidos e possíveis desafios seguintes.

MINHA SÍNTESE CONCLUSIVA

Estou achando este descritor muito parecido com o outro, mas vamos ver se eu entendi, acho que no descritor 11 eu tinha que mostrar a minha trajetória durante o curso e neste tenho que mostrar o que aprendi, o conteúdo. Hum, espero estar certa, pois assim como o professor tenho compromissos que não me permitirão ver o computador, só que do dia 23 ao 28(quando encerra o prazo para postagens).
Bom, durante o percurso da matéria TAELP1 descobri que alfabetizar crianças é mais difícil do que imaginei durante estes três anos que leciono. Foi duro, doeu e no final valeu a pena o martírio, pelo menos como aprendizado pessoal.
A príncipio tudo foi devagar, logo veio uma bola de neve de conteúdos novos, que me mexeram e remexeram comigo. Da carta a estas palavras finais, muito aprendi , refleti e também sofri(risos).
O primeiro texto foi : Costruindo o portfólio eletrônico, elaborado por Ivanildo Amaro de Araujo. Através deste texto entendemos como funciona uma avaliação formativa e que teríamos uma avaliação formativa, através da montagem de um portfólio eletrônico que deveria seguir propósitos e descritores.
O segundo texto foi :Processos Iniciais de Leitura e Escrita,de Rosineide Magalhães de Sousa. Ele é um texto bem ilustrado que mostra bem a prática da alfabetização ligando a teoria, mas que não se aprofunda tanto quanto os outros posteriores a ele.
O terceiro texto foi o que me fez quase arrancar os cabelos(risos), pois nunca imaginei que para conversar era preciso tanta coisa. Ele fala da diferença entre a língua falada e escrita, da questão do ensino da fala, de como se estrutura uma atividade conversacional e da importância da coesão e a coerência.
O quarto texto foi: Contextos de Alfabetização na aula, de Ana Teberosky e Núria Ribeira. Neste texto pude ver com mais clareza a diferença entre a visão tradicional, a construtivista e a socioconstrutivista. Em cada tópico ele mostra a importância de se trabalhar o conteúdo daquele tópico com a criança. Por exemplo,no tópica De escutar a leitura em voz alta, mostra a importância de ser ler para criança para que fiquem habituados a um estilo formal da língua ou até que para que aprendam um novo vocabulário.
O quinto texto: Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: Perpesctiva sociolinguistica, de Erik Jacobson. Neste texto o autor fala das múltiplas alfabetizações , mostrando que as crianças entendem o Mundo letrado a partir do contexto social em que vivem, que por isso devemos aproveitar os conhecimentos prévios dos meninos e meninas para que avancem na educação formal. Traz vários exemplos de como se avançou na educação em determinados lugares a partir da valorização da cultura local. E no final traz implicações importantes as escolas e professores darem o suporte necessário para estes meninos e meninas.
O sexto e o sétimo texto foram de lascar. O sexto foi : Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem, de Emília Ferreiro e o sétimo foi: A construção do conhecimento sobre a escrita. Esses se aprofundaram em que como a criança aprende a ler e a escrever, falou da psicogênese da linguagem escrita, que a criança primeiro só reconhece os desenhos e depois as letras, que no começo não ligam o que está falado ao que está escrito etc.
Enfim, depois de tanta coisa, estaria mentindo em dizer que entendi tudo, mas aprendi muita coisa nova, principalmente com este dois últimos textos. Agora no final do curso vejo que tudo isso foi só uma introdução e pretendo continuar minha pesquisa a respeito dos processos iniciais de leitura e escrita, pois sou professora e não quero, não posso ficar por fora, sem entender como funciona a mente de uma criança. Pelo menos grande parte dos objetivos atingi,eu não sabia quase nada e agora sei coisa pra caramba, mas ainda tenho muito a aprender, mas creio que os estudos em TAELP1 foram um empurrão neste caminho a seguir.

0 comentários: