11º AULA 02/07 Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação da linguagem-A interpretação da escrita antes da leitura convencional

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Reflexão a respeito da aula: A aula foi bem esclarecedora, pois apesar de ter lido todo o texto, fiquei com muitas interrogações e aula me esclareceu muito, mas sinceramente apesar de ter achado a aula muito esclarecedora, achei que corremos no final( pela hora) e demoramos no começo(pela complexidade do assunto). Um texto assim realmente merecia duas aulas pelo menos,melhor ainda:milhares...rs Estou correndo atrás, já sou professora e reconheço que tenho que "tematizar" muito ainda.

Reflexão a respeito dos textos: Emília Ferreiro começa o texto falando que sua fonte de inspiração foi Piaget e que não devemos reduzir a teoria de Piaget a uma teoria simplesmente de fases, mas que devemos pensar a respeito da pergunta fundamental que guiou todos esses estudos a respeito do processo de aquisição da leitura e da escrita: Como se passa de um estado de menor conhecimento a um estado de maior conhecimento? Sim, é preciso conhecer os níveis, mas o mais importante é entender como a criança pula de uma etapa para a outra, os problemas cognitivas que enfrenta e como ajudá-la neste processo. Antigamente o que era trazido pelas crianças não era considerado, elas tinham que decorar letras, juntá-las para formar sílabas, para depois formar frases e assim finalmente serem consideradas alfabetizadas. Hoje se sabe que as crianças trazem com elas muitas informações e que essas informações devem ser trabalhadas de maneira a ampliar seus conhecimentos. Devemos interpretar a escrita das crianças, mesmo que sejam fora dos padrões tradicionais, pois enfrentam na montagem de seus escritos problemas cognitivos e a partir destes que se desenvolvem,devemos trabalhar para que avancem gradualmente, só assim estaremos respeitando seus conhecimentos prévios e transformando em algo mais agradável o ato de ler e escrever. Um dos primeiros problemas cognitivos enfrentados pelas crianças é quando procuram compreender a representação escrita e não conseguem diferenciar porque alguns desenhos são números e outros são considerados letras. Depois que superam estes conflitos surgem os de diferenciar a utilização de letras cursivas e bastão e outros ligados à classificação. Contudo neste texto, Emilia resolve priorizar o problema cognitivo referente à relação entre o todo e as partes que o constituem. O todo é a escrita completa e as partes são as letras/grafemas.
Numa primeira etapa as crianças acham que escrever e desenhar significa a mesma coisa, logo descobrem que não, mas enfrentam outro problema cognitivo: ainda não conseguem diferenciar letras de números, e também não relacionam a escrita com a fala. A principio usam uma letra para formar uma palavra, logo duas para formar duas palavras, mas logo descobrem que são necessárias pelo menos três letras para formar uma palavra (principio da quantidade mínima), que para ela nem é palavra é o nome de determinado objeto, e se o nome vai para o plural usa várias letras (normalmente as mesmas que usou no singular, mas várias). Acham também que para escrever formiga é preciso poucas letras, mas já para elefante precisará usar muitas letras, afinal formiga é pequena e elefante, não. Normalmente usa as letras do nome para escrever outras palavras ou letras que já conhece, mas não consegue ainda atribuir valor sonoro á letra. Os conflitos cognitivos também ocorrem quando a crianças tenta interpretar uma escrita, ela vê que as pessoas adultas utilizam várias letras/palavras para formar uma frase, e começam a achar que cada palavra escrita “diz” uma oração completa. E muitos e outros conflitos vão aparecendo até que a criança consegue assimilá-la e consegue a chegar a um nível de equilibração. Chegando neste nível assimilação ela sai da “hipótese silábica” e começam a reconstruir o sistema de escrita sobre bases alfabéticas.Os conflitos cognitivos se dão desde que nascemos, mas quando tomamos certo grau de consciência a respeito do que queremos resolver, vivemos a tematização. E assim crescemos, envelhecemos, sempre com alguns conflitos, não mais alfabéticos, mas que nos ajudam a não morrer antes de morrer, isto segundo a minha humilde opinião.
A segunda parte do texto fala do que já foi falado em outros textos , e por isso não vou repetir o que já escrevi. Enão resolvi falar da segunda parte somente o que vi de novidade em relãção aos outros textos:
-Diz que a criança não chega á escola sem saber nada, ela traz muitas informações visuais(letras, sinais de pontuação etc) e não-visuais(conhecimento da língua que o leitor possui). E que coordena estas informações ou precisa coordenar estas informações para ser expressar linguisticamente.
-Bom, a criança num primeiro momento acha que toda palavra é o nome de um objeto e suas primeiras interpretações dependem do contexto onde se encontra o texto. E que não importa a classe social, as crianças apresentem "evoluções" individuais e assim devem ser estimuladas, conforme o processo em que se encontram. Elas usam muito da razão, elaboram hipóteses, vivem conflitos e devem ser ajudadas para se desenvolver. A autora conclui que não se deve separar áreas, pois todas fazem parte uma da outra, o que deixa a pensar sobre Interdisciplinaridade.
Fonte:
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 18.ed, São Paulo; Cortez, 2007. (p. 9-20)

MATERIAL COMPLEMENTAR

TABELA DA PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ESCRITA : TRAZ AS CARACTERÍSITCAS DE CADA FASE, OS CONFLITOS MAIS FREQUENTES, OS AVANÇOS E AS ATIVIDADES FAVORÁVEIS.

ILUSTRAÇÕES DO NÍVEL PRÉ-SILÁBICO AO ALFABÉTICO

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VÍDEO RELACIONADO AO TEXTO:


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